Postado originalmente em 21 de agosto de 2020.
Quem me conhece sabe que ser gentil e prestativa é algo tão natural para mim quanto respirar e é algo que me faz feliz, mas após muito tempo frequentando ambientes com pessoas não tão gentis assim, eu até estava me surpreendo quando encontrava alguém desse jeito. O que é meio estranho, já que eu também sempre busco ver o melhor nas pessoas e parto do princípio que são todos bem dispostos. Inocente? Talvez, mas que seja. Prefiro ser assim do que ver negatividade em tudo.
De uma maneira ou de outra, sempre estamos em uma jornada. Nessa jornada, é normal que busquemos referências, exemplos e ajuda, mas o que eu encontrei por algum tempo foi somente negatividade, pessoas frustradas dizendo que não vai dar certo e colocando os outros para baixo. Isso me deixava bastante chateada, mas hoje já não fico mais. Primeiro porque eu parei de ir onde eu sabia que estas pessoas estavam e passei a procurar ambientes onde sabia que seria bem acolhida. Nem sempre conseguimos saber se esse é o caso, mas ao notar que aquilo não está agradável, se retire. Se não for possível se retirar, já que às vezes nos deparamos com gente assim no trabalho, na aula ou até mesmo em casa, pense se aquela pessoa é um exemplo para você. Onde ela está, é onde você quer chegar? Ou, onde ela está é comparável com a pessoa que ela está criticando? Se não for, aprenda a não dar ouvidos.
Escrevo esse texto inspirada por experiências recentes e também por um vídeo que realmente mudou minha percepção de mundo, da atriz carioca Mariana Marciano. Ela tem um canal no YouTube onde fala sobre o Rio de Janeiro e estava falando sobre pessoas que desencorajam quem tem o sonho de ir morar lá. Ela disse que sempre vai ter uma pessoa para colocar dificuldade naquilo que você vai fazer, e eu tenho certeza que realmente não será fácil, mas se é algo que você quer muito, enfrentar as dificuldades faz parte do processo. Dificuldades sempre vão existir, seguindo seu sonho ou não, então não é melhor enfrentá-las e realizar o que sempre quis no final? Às vezes aquela pessoa está te desencorajando por não ter atingido os próprios objetivos e está frustrada, ou apenas está falando baseado em sua própria experiência que pode ter sido negativa, mas não significa que será negativa para você. Pode ser que dê muito certo, e se der errado tudo bem. Em algum momento da sua vida vai dar certo, mesmo que o plano mude, mesmo que o sonho mude, basta continuar tentando. A vida é inconstante e feita de altos e baixos, então não podemos desanimar quando as coisas não estão indo bem. Quando eu estou em um ponto baixo, o que me motiva a continuar é a esperança de poder voar de novo.
Busque estar cercado de pessoas positivas, que te colocam para cima, sejam amigos ou alguém que te inspira. Se inspire nas pessoas que fazem o que você sonha. Nos últimos dois sábados tive a oportunidade de participar de uma aula com a Thalita Rebouças, como muitos sabem foram os livros dela que me tornaram uma leitora e foi por causa dela que eu sonhei em ser escritora quando criança. Foi uma dose de positividade tão boa que me fez esquecer de toda a negatividade que encontrei no caminho, para mim a Thalita é uma inspiração e um exemplo, e os ensinamentos que ela passou para a turma com certeza mudaram alguma coisa dentro de mim e vão me ser de grande ajuda hoje e no futuro. É esse o tipo de experiência que devemos buscar e jogando sua energia para o universo, com certeza ele vai devolver do jeitinho que você precisar, mas você precisa se expor a sorte e a oportunidade para atraí-las.
No mundo tem espaço para todos serem felizes, mas nem todos estão dispostos a fazer o que é preciso para alcançar a felicidade. Seja a exceção à regra, encoraje quem você ama a fazer o mesmo, não desista e tenha certeza de que no final vai dar tudo certo.
Link para o vídeo da Mariana Marciano que inspirou este post ♥ https://youtu.be/UT3wsRcDzSc
Comentários
Postar um comentário