Pular para o conteúdo principal

Princesa tolerante

Postado originalmente em 26 de junho de 2020.

    Quando estamos apaixonadas, toleramos muita coisa. Uma vez ouvi dizer que quando nos apaixonamos, criamos expectativas naquela pessoa e o melhor que podemos fazer é esperar que elas sejam atendidas ou aceitar as coisas como elas são. Há uma linha tênue entre aceitar e tolerar, e quando o tolerar satura, começamos a nos cansar. O que acontece quando a gente se cansa? Antes de chegarmos na resposta dessa pergunta, há um caminho a ser traçado e cada uma leva o seu tempo. 

    Ao se apaixonar, uma mulher madura tem a consciência de que não existem contos de fadas, apesar de desejar isso lá no fundo, e sabe que nem tudo é perfeito. Ela aceita isso e está pronta para encarar o que der e vier em nome do amor. Ele demora a responder as mensagens, mas tudo bem! Talvez esteja apenas ocupado. Ele não te leva chocolates quando você está de TPM, mas tudo bem, ele não tem obrigação de fazer isso. Você é uma mulher forte e independente e pode comprar os próprios chocolates. Quando ele chega a noite para te visitar e te abraça, você se perde no seu olhar e fica envolvida pela fragrância do seu perfume e nada mais parece importar. 

    No dia do aniversário dele, você escreveu uma carta, cozinhou seu prato favorito e comprou aquele livro que ele tanto queria. No dia do seu aniversário, ele te disse parabéns e te levou para jantar no lugar que você pediu. Quando ele estava chateado por causa do trabalho, você o encorajou e o colocou para cima. Quando você teve um dia ruim, ele nem quis te ouvir. Mas tudo bem, sabe. É só o jeito dele. Vai ver ele também não teve um dia bom. Na noite seguinte, você chega em casa cansada, sem esperar nada e contente apenas com um banho quente e pizza congelada, mas quando abre a porta ele te surpreende, te esperando no sofá com um filme novo para assistirem e lasanha no forno. Toda sua chateação evapora ao vê-lo, e você pensa que talvez esteja exagerando de novo. 

    O tempo passa. Você se convence que aquelas pequenas coisas não tem importância, aprende a conviver com o desapontamento e chega uma hora que você já nem espera mais nada. Se você faz um gesto fofo e ele não agradece, que seja. Você tem outras coisas para se preocupar, trabalho a fazer, metas a atingir e sonhos a realizar. Mas lá no fundo, o desapontamento continua instalado e pulsando. Você sabe que é incrível, por que é que ele não se dá conta? 

    Você sabe quem você é. Praticamente uma princesa, bondosa e gentil, cheia de sonhos e disposta a trabalhar duro para realizá-los. Você tem amigos incríveis que te dizem que você merece um príncipe. Tá, não precisa ser o príncipe encantado no cavalo branco. Mas também não dá pra ser o cavalo. Você merece sim um conto de fadas, e no final você não vai se contentar com menos do que isso. Amiga, deixa eu te dizer: só o fato de você ter suas prioridades bem resolvidas já é ótimo por si só. Você é uma mulher culta, estudiosa, leal, para que você vai ficar com um cara que nem lava a própria louça a menos que seja obrigado? Chega um momento que você se dá conta de que merece sim dar e receber, e você não está recebendo. E você sabe que pode ficar muito bem sem ele.

    É bem verdade que ninguém tem a obrigação de atender nossas expectativas, mas em um relacionamento existe um mínimo de esforço que deve ser feito pelo outro e muitas vezes nós não somos difíceis de agradar, mas precisamos daquilo que precisamos. Quando o outro não coloca o mesmo esforço que nós na relação, não há equilíbrio e não é justo. Sim, tem vezes que o outro precisa de um pouco mais de nós, mas não é disso que estou falando. 

    Quer saber o que acontece quando a gente se cansa? A gente para de tentar, já que não adianta e estamos gastando energia para nada. A gente para de se importar, porque a parede não responde. A gente vai embora. A menos que haja amor entre os dois e maturidade da outra parte para reconhecer o erro e se esforçar para mudar de verdade, e demonstra isso não com palavras mas com atitudes. Há casos em que o amor combinado com responsabilidade salva, pois “toda história tem um truque pra fazer acontecer o que é melhor”*. Isso quem vai responder é o tempo, e o importante é saber que você vai ficar bem, não importa o que aconteça, porque você sabe quem você é e você sabe o seu limite.


*música “É hoje, eu sei” do musical Shrek.

Comentários